Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sobre Pilhas e Baterias


Sobre Pilhas e Baterias

Existem produtos que contaminam os lixões e os depósitos de lixo e impedem que ele possa ter usos como adubo, etc. Eles contêm metais considerados perigosos como o mercúrio, o chumbo, cádmio, níquel, manganês e zinco.



Tais produtos deveriam ser recolhidos, desmontados e suas partes recicladas pela indústria que os fabricou. São lâmpadas fluorescentes, pneus, material médico-hospitalar, pilhas, baterias, etc.

As pilhas e baterias contêm metais pesados, que junto com o chorume do lixo, contaminam os lençóis freáticos, os rios e os lagos. A água contaminada por esses materiais além de fazer mal ao ser humano em seu consumo direto, também pode contaminar lavouras e animais, levando à mesa das pessoas um alimento impróprio para o consumo.

Mas como diminuir as pilhas e baterias em nossa vida?

Algumas sugestões:



- Lembram-se daqueles despertadores super chatos com campainha em cima? Eles funcionavam com corda. Hoje é difícil achar um, mas ainda existem. Você não precisa usar como despertador, mas pode usar para ver as horas e ainda serve de decoração, pois alguns são muito bonitos.



- Que tal o antigo relógio de parede? Aquele que toca a todas as horas, que tem pêndulo. Além de ser chique, também é movido a corda. Hoje ele é considerado um artigo de luxo encontrado em lojas de antiguidades. Mas sempre tem um na casa de um avô ou avó, ou na casa de um parente do interior.



- Existe, também, o relógio de pulso à corda. Ele tem um pino que ao ser girado para um lado e outro enrola a pequena corda que move os ponteiros. Existe um que carrega a corda com o movimento do braço.



- Evitar trocar o celular com freqüência também ajuda a diminuir o número de  baterias nos lixões, além de economizar no orçamento.

- Se precisar de lanternas ou aparelhos que usem eletricidade independente da rede, procure por aqueles que tenham baterias recarregáveis em vez de pilhas. Assim, demora muito mais para a bateria chegar ao lixão ou ser reciclada.

- Calculadoras de mesa? Dê preferência àquelas que têm fio e são ligadas diretamente na eletricidade da tomada. Para sua mesa de escritório: algumas calculadoras vêm com dupla alimentação, pois pode usar pilha  ou ligar na rede elétrica. Neste caso ligue na rede e não use pilhas.



- Brinquedos de corda? Não sei se existem ainda, mas deviam continuar existindo. Os brinquedos modernos são deixados de lado pelas crianças quando a pilha acaba. Melhor é comprar um jogo pedagógico ou brinquedos que a própria criança pode montar.



- Brinquedos – Jogos de tabuleiros são uma boa opção, desde que não sejam aqueles que ensinam coisas como guerras, domínios, etc. e também não ensinem práticas econômicas criminosas (Monopoly, Monopólio em português). Os jogos de tabuleiro são ótimos para tirar as crianças e adolescentes da tela do computador e da televisão e eles sempre aprendem coisas novas.

- Diminuir o consumismo.



Sobre o consumismo devemos nos aprofundar:

Temos nos dias de hoje, o vídeo game do filho, o computador do filho, o game boy do filho, o celular do filho, o tablet do filho, o notebook do filho, a tv digital no quarto do filho, o ponto de tv a cabo no quanto do filho, etc. tudo ao mesmo tempo. Será que este filho não está ficando caro demais? O que ele está aprendendo com isto? Será que ele não está ficando anti-social com as suas máquinas? E se tivermos mais de um filho multiplicaremos tudo isso por dois, três ou quatro?

Quando era garoto, eu estudava em colégio público que funcionava como um colégio particular barato comparado com os dias de hoje. Meus pais usavam o sistema público de saúde, que funcionava como o atendimento de um plano de saúde particular de hoje. O meu custo como filho era quase nenhum. Atualmente, temos que usar colégios particulares, planos de saúde, plano dentário, etc. O custo “filho” é muito alto, só no item escolas têm a mensalidade, uniformes, materiais, livros, lanches, etc. Se somarmos tudo isso aos vários aparelhos do “filho” citados anteriormente teremos um valor astronômico. Então, são necessários, realmente, todos esses aparelhos? Não seria melhor se os filhos e as filhas estivessem cientes das finanças da família e terem de optar por este ou aquele aparelho? Eles aprenderiam sobre prioridades, sobre finanças pessoais entre outras coisas.

Voltando aos aparelhos: Alguns desses aparelhos “do filho” são redundantes. Se for para jogar dê preferência a um computador em vez de um vídeo game, simplesmente pelo fato do computador poder ser usado para outras coisas. Mas e o amigo do filho? Não dá para jogar dois ao mesmo tempo. Melhor ainda, eles terão que aprender a compartilhar, cada um terá sua vez. Com um bom joystick, os jogos em 3D ficam muito mais interessantes no computador, pois pelo fato de   estar mais próximo a tela a sensação de imersão dentro do jogo é maior.  Notebook, tablet, celular ou game boy? Game boy é inútil e precisa de bateria! Se quiser jogar vá para o computador! Se quiser jogar fora de casa use o celular! Notebook ou laptop e computador ou desktop são a mesma coisa, se for para jogar o melhor é o desktop (tela maior, mais espaço para placas aceleradoras de vídeo e memória). O celular é muito útil para a comunicação com seu filho, o tablet por enquanto ainda é uma loja de internet, quando o tablet assumir maiores funções, ele poderá substituir o computador.  

Quando acabou a pilha do meu relógio de cozinha, procurei um despertador à corda. Hoje quem mais usa o despertador é meu filho, pois além de poder ver as horas de longe, ele usa como despertador matinal, pois a música do celular não é suficiente para acordá-lo. 

Eu estou feliz com meu despertador movido à corda. Como disse, aposentei o relógio de parede da cozinha, que de vez em quando eu tinha de trocar a pilha. Estou procurando um relógio de parede à corda, mas os que eu encontrei, achei caro, pois são vendidos como antiguidade. Ainda vou achar um no preço que quero.

Em 2011 utilizei um “Soroban”, um ábaco japonês como calculadora na minha mesa de trabalho. Não, não é brincadeira, neste ano eu estava trabalhando com análise de notas fiscais e descobri que para somas o soroban era tão rápido como uma calculadora. É preciso um pequeno tempo de aprendizado, mas é ótimo para exercitar a mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário